Cotas nos canais por assinatura

23 12 2007

Antes de meter o pau em políticos e chama-los de ditadores vamos refletir um pouco que essa pratica faz muito bem.

 

A ABTA diz que querem controlar o que assistimos e fazer com que paguemos mais, certo? Mas o que essa sigla significa? ABTA significa Associação Brasileira de TV por Assinatura. Que causa mais linda os donos dos canais de TV estarem tão preocupados em defender nosso bolso. Obviamente não, isso não passa de uma jogada de marketing para defenderem os próprios interesses e apelando para o poder do povo com uma propaganda altamente tendenciosa e unilateral (claramente uma jogada desesperada).

Com a proposta de lei os canais pagos serão obrigados a colocar 50% de sua programação com conteúdo nacional. Aparentemente parece muito e que destruirão a programação, mas não é isso que acontecerá, já que a programação diária não tem muito mais que 10 horas e se repete no decorrer do dia. O que mudará é que a produção nacional será incentivada e acrescentada à programação (substituindo as intermináveis e infernais reprises).

E não venham com a critica pronta de que produção nacional é um lixo, pois não é. Já viram Mutum? O filme é incrível e com uma verba minúscula consegue ser melhor que muitos filmes com investimentos gigantescos, como ocorre em Hollywood. Nnão é necessário entrar em desespero porque novelas ruins ou programar de humor que chegam ao nível de ser trágico assisti-los invadirão sua TV. Claramente não funcionará colocar programas desse nível em canais hoje considerados bons, pois perderiam telespectadores. Os próprios canais seriam obrigados a produzir bons programas para não perderem o publico atual, dessa forma a proposta da TV por assinatura de fornecer algo bom que deveria ser fornecido pela TV aberta será mantido (exemplo disso tem o Discovery que atualmente transmite o programa Aeroporto 347 que a meu ver não perde em nada para outros documentários estrangeiros).

Também é mencionado que pagaremos mais, mas isso é puro papo furado, já que com um incentivo a produção nacional teremos mais empregos e menos gênios que são ofuscados pela falta de oportunidade ou que são importador por países ricos. Esses mesmos gênios acabaram gerando riquezas para esses países que os abrigaram (mantendo a transferência de dinheiro de paises pobres para paises ricos e assim deixando com que todos lá tenham uma boa vida e muitos aqui vivam na pobresa). Com o aumento de empregos também será menor a criminalidade que tanto afeta e preocupa a classe média (maior consumidora de TV por assinatura).

Outro ponto favorável ao Brasil é que com as cotas a tecnologia de produção também será incentivada e desenvolvida. É impossível algo desse tipo ocorrer se não for requisitado (fato que ocorrerá, pois animações, efeitos especiais, lentes etc, serão necessários para cobrir essa demanda de produção que se iniciará).

Espero que muitas pessoas leiam este texto e reflitam sobre o que escrevi para que projetos como esse funcionem e quem sabe essa lei se espalhe para outros meios (será ótimo o dia em que HQs, mangas, jogos e outros tipos de cultura urbana moderna forem produzidos e com qualidade no Brasil).


Ações

Information

One response

23 03 2008
João

Caros,
Há muita manipulação de informações por trás da campanha contra o Projeto de Lei que tramita no Congresso Brasileiro. A campanha é orquestrada pela Sky (News Co, Fox, Murdoch) e pela ABPTA (programadores internacionais). Ao que parece, tem apoio da Globo, que detém o quase monopólio do conteúdo brasileiro para 82% dos assinantes brasileiros (informações da própria Net Brasil em http://netbrasil.globo.com/ ; clique em “Quem somos”). Fiz um blog para discutir o tema.
http://www.cotastvpaga.blogspot.com
Há um post exclusivo sobre a campanha:
http://cotastvpaga.blogspot.com/2008/03/liberdade-na-tv-uma-campanha-enganadora.html
Há ainda notícias sobre os andamentos recentes do projeto, que parece ter recuado bastante na questão das cotas.
abs, João

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: